Nesse estudo, a batata cozida foi o alimento que mais contribuiu positivamente para a sensação de saciedade dos participantes (mais até que as fontes de proteína). Algumas evidências indicam que parte da justificativa para isso é que elas contêm uma proteína chamada inibidor de proteinase 2 (PI2). Esta proteína mostrou o poder de suprimir o apetite em humanos e animais em outros estudos (2, 3). O fato da batata cozida promover mais saciedade que a batata frita, por exemplo, mostra que o tipo de cocção a que o alimento é submetido também conta para esse fator! A retenção de água no alimento aumenta o seu volume. O maior peso, por sua vez, mesmo que às custas de água, ajuda a aumentar a saciedade! Levando isso em consideração podemos concluir que COZINHAR OS ALIMENTOS TALVEZ SEJA MAIS INTERESSANTE QUE ASSÁ-LOS (pois dessa forma você adiciona água à estrutura do alimento, ao invés de perdê-la). Portanto, uma pequena porção de batata cozida associada às verduras/legumes e à fonte de proteína pode ser uma ótima maneira de associar prazer e saciedade à refeição, e raramente irá atrapalhar o seu emagrecimento (caso esse seja o objetivo)! P.S. como sei que essa pergunta deve surgir, tanto a batata inglesa quanto a doce podem ser usadas na rotina – ambas apresentam algumas vantagens e desvantagens em relação à outra. A inglesa tem um pouco menos de carboidrato que a doce, por exemplo; já a segunda tem mais beta-caroteno (um tipo de antioxidante) e um menor índice glicêmico. Em resumo: alterne entre elas assim terá um pouco dos benefícios de cada 😉
1. A satiety index of common foods. Eur J Clin Nutr. 1995 Sep;49(9):675-90.
2. Potato protease inhibitors inhibit food intake and increase circulating cholecystokinin levels by a trypsin-dependent mechanism. Int J Obes (Lond). 2011 Feb;35(2):236-43. doi: 10.1038/ijo.2010.192. Epub 2010 Sep 7.
3. Oral administration of proteinase inhibitor II from potatoes reduces energy intake in man. Physiol Behav. 1990 Aug;48(2):241-6.
Post by Nutri Paula Mello @nutripaulamello