O ambiente tem um peso preponderante em quem somos e como agimos. Por isso, quando falamos em dieta é importante entender que ” força de vontade” uma hora acaba, mas se você está em ambientes que lhe fazem seguir em frente, ai sim você incorpora hábitos. Então, aqui vão algumas dicas para lhe inspirar a mudar o seu ambiente de alimentação:

1. CONVERSE com as pessoas que moram em sua casa sobre o quanto é importante para você mudar os hábitos alimentares. Mas fale de coração da sua real motivação. Ninguém é obrigado a mudar os seus próprios hábitos para lhe ajudar a atingir o que você quer, mas certamente se todos em casa querem a felicidade um do outro, é possível que cedam à criação de uma “nova cultura”. 2. COMPRE apenas alimentos de boa qualidade, naturais, que não lhe causem compulsão; que não sejam uma tentação a ser evitada ao longo da semana. Preencha a geladeira e despensa de casa, assim como as gavetas da mesa do trabalho APENAS COM BOAS OPÇÕES de comida. Quando quiser (na menor parte do seu tempo) comer algo diferente (uma massa, uma sobremesa, um bolo…), saia de casa e vá até um restaurante/lanchonete matar a sua vontade – coma apenas uma porção que seja suficiente para acabar com o seu desejo e pronto – sem levar sobras para casa.

3. Se você costuma comer muito em casa (tanto na rotina, quanto nos fins de semana), crie um arsenal de receitas legais com COMIDA DE VERDADE para que possa variar o cardápio e não enjoar;

4. Se você costuma comer muito na rua (tanto na rotina, quanto nos fins de semana) mapeie os restaurantes próximos ao seu bairro/trabalho que oferecem boas opções de comida saudável. Cá entre nós, na rotina qualquer comida a quilo consegue nos servir muito bem não é? O que estará em jogo ali são apenas as suas escolhas: você terá de caponata de berinjela a pastel frito para optar – a escolha é sua! Se nesse início sente que é muito difícil não pegar o pastel frito, bom…aí talvez seja melhor buscar uma opção a la carte mais “natureba” para diminuir a chance de escorregar.

5. Seja a pessoa do casal ou grupo de amigos a sugerir locais que oferecem comida de qualidade para se encontrar/comemorar. Os encontros não precisam sempre ser em pizzarias ou botecos, por exemplo. Certamente dá para escolher locais que consigam atender aos mais variados paladares e que você consiga fazer uma boa escolha alimentar.

 

Post by Nutri Paula Mello @nutripaulamello